Paulo Coelho recomenda que Moro veja a série ‘Vendetta’, sobre juíza parcial
Segundo escritor, produção que aborda o combate à máfia siciliana é 'clássico caso de lawfare'
O escritor Paulo Coelho recomendou ao ex-juiz Sergio Moro que assista à série documental italiana “Vendetta, a Guerra Antimáfia” disponível na Netflix.
A produção conta a história do jornalista Piero Maniaci e da juíza Silvana Saguto que, de formas diferentes, aparecem atuando para enfrentar a Máfia Siciliana, a Cosa Nostra, que inspirou a história do filme “O Poderoso Chefão”. Ambos acabam acusados de cometerem crimes no curso de seus trabalhos e são julgados -a juíza é proibida de seguir na magistratura e condenada à prisão por clientelismo.
“Quem deveria ver é o Moro. Clássico caso de lawfare”, escreveu Paulo Coelho no Twitter.
Quem deveria ver é o Moro. Clássico caso de lawfare
— Paulo Coelho (@paulocoelho) October 7, 2021
O termo “lawfare” se refere à utilização de instrumentos jurídicos para articular uma perseguição política. A defesa de Lula (PT) diz que Moro, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), se utilizou da prática no julgamento do ex-presidente na Lava Jato.
Em junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou decisão da 2ª Turma da Corte que declarou que Moro foi parcial ao condenar Lula à prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP).
Dias depois, o ministro Gilmar Mendes concedeu a extensão da suspeição de Sergio Moro para os outros dois processos em que o ex-juiz atuou contra Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba -o do sítio de Atibaia e o de doação de um imóvel para o Instituto Lula.
Em 2019, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que cuidam da defesa de Lula na Lava Jato, lançaram o livro “Lawfare: Uma Introdução” (ed. Contracorrente).
Coelho fez a declaração ao recomendar a coluna de Mauricio Stycer sobre a série Vendetta publicada na edição da Folha desta quinta (7/10).
Por Mônica Bergamo