Instituto Butantan abre pré-cadastro para voluntários dos testes da vacina Butanvac
Anvisa autorizou a realização de testes em humanos com a Butanvac, na semana passada. Primeira fase do estudo vai contar com 418 voluntários com mais de 18 anos
O Instituto Butantan abriu nesta quarta-feira (16/6) o pré-cadastro para voluntários que desejam participar dos testes com a vacina que será produzida totalmente no Brasil. Os interessados em participar dos testes clínicos da vacina Butanvac podem preencher um pré-cadastro no site .
O estudo foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária( Anvisa ) no último dia 9. O aval se refere às fases 1 e 2 dos testes clínicos da vacina, e a pesquisa deve ser dividida em três etapas (A, B e C), que devem envolver ao todo 6.000 voluntários com 18 anos ou mais.
Neste momento, segundo a agência, está autorizada a etapa A do estudo, que vai envolver 400 voluntários.
A vacina será aplicada em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas. O estudo deve ser realizado no Hospital das Clínicas (FMUSP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Segundo anúncio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em rede social nesta quarta (16/6), o Butantan já tem 8 milhões de doses da Butanvac produzidas.
O plano do instituto é terminar em um mês as etapas iniciais dos testes, que verificam a segurança e a capacidade de gerar resposta imune da vacina, para avançar à fase 3, que avalia a eficácia, nos dois meses seguintes.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explica que não é o instituto quem fará a escolha dos voluntários, mas, sim, os centros de pesquisas que realizarão o estudo junto ao Butantan. “Esse é um pré-cadastro. Os voluntários são selecionados pelos centros que realizarão os estudos. O Butantan faz esse pré-cadastro no sentido de encaminhar às pessoas interessadas as informações de forma detalhada”, explicou.
A princípio, quem conduzirá os testes são a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Para se cadastrar, as pessoas podem encontrar mais informações no