Hackers tentam invadir sistemas e ANP adia divulgação de preços da gasolina
Consultada pela reportagem, a assessoria de imprensa da ANP afirmou que a divulgação dos dados não deve mais ocorrer até o final desta sexta
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirmou nesta sexta-feira (5) que foi vítima de uma tentativa de ataque cibernético. Segundo a agência, a ação foi registrada na quinta-feira (4).
Com a tentativa de ataque, sistemas da agência estão temporariamente fora do ar, entre eles o levantamento de preços semanais dos combustíveis nos postos brasileiros.
Em semanas sem feriados, essa pesquisa costuma ser divulgada pela ANP por volta das 18h de sexta-feira. Porém, pelo menos até as 19h30 desta sexta, não era possível consultar o sistema com os preços médios da gasolina e de outros combustíveis.
Consultada pela reportagem, a assessoria de imprensa da ANP afirmou que a divulgação dos dados não deve mais ocorrer até o final desta sexta. O órgão ainda não confirmou a data ou o horário da publicação das novas informações.
Como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência”, afirmou a ANP em nota disponibilizada em seu site no final desta tarde.
Na pesquisa com dados da semana passada, o órgão indicou que o preço médio da gasolina caiu mais 2,5% nos postos brasileiros, chegando a R$ 5,74 por litro. Foi a quinta semana consecutiva de recuo.
Na ocasião, a queda refletiu os recentes cortes de impostos e a trégua da gasolina nas refinarias da Petrobras.
Por Leonardo Vieceli