Embaixada da Coreia do Sul celebra 60 anos de imigração no Brasil

Na noite desta sexta-feira (27), durante discurso em um dos eventos de celebração da data, na Casa Portugal, em São Paulo, Lim Ki-mo lembrou um pouco da história dos imigrantes coreanos para as terras brasileiras

A Embaixada da República do Coreia do Sul comemora, neste mês de outubro, 60 anos de imigração coreana no Brasil. Para celebrar, a entidade vem realizando uma série de série de eventos comemorativos nas principais cidades do Brasil.

Estima-se que, somente em São Paulo, a comunidade coreana seja de 50 mil pessoas. Neste contexto, o Brasil é atualmente o principal e maior receptor de investimentos da Coreia. O comércio bilateral anual chega a 13 bilhões de dólares. A Coreia é o 10º maior parceiro comercial do Brasil no mundo.

Para o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo, a Embaixada da Coreia, em Brasília, “tem o objetivo de levar essa relação a um novo patamar, fortalecendo o comércio especialmente em novas áreas de cooperação como a bioindústria”.

Na noite desta sexta-feira (27), durante discurso em um dos eventos de celebração da data, na Casa Portugal, em São Paulo, Lim Ki-mo lembrou um pouco da história dos imigrantes coreanos para as terras brasileiras.

“Oficialmente, a imigração coreana no Brasil teve início em fevereiro de 1963, quando 103 coreanos chegaram no Porto de Santos, em São Paulo. Na fase inicial dessa história de imigração, o trabalho no setor vestuário ajudou na estabilização da comunidade coreana no Brasil e abriu caminhos para as futuras gerações em novas atividades econômicas, tais como direito, medicina, arte e cultura, jornalismo, entre tantos outros. Orgulhosamente, essa nova geração, já como natos no Brasil e totalmente integrados à sociedade brasileira, tem contribuído para o desenvolvimento do Brasil e da sua relação com a Coreia”, disse o embaixador.

Apresentação com instrumentos, canto e danças tradicionais, além de shows de grupos cover de K-Pop, o lado moderno da música coreana foram alguns destaques culturais apresentados ao público durante o evento em São Paulo, nesta sexta a noite. Além disso, a plateia também pode conferir uma apresentação de músicas clássicas do Brasil e da Coreia, executados por musicistas brasileiros e coreanos.

O diplomata Lim Ki-mo, que está em São Paulo desde quinta (26), permanecerá na cidade até este domingo (29), para dar continuidade às celebrações.

Na quinta (26), em São Paulo, a Embaixada recebeu a imprensa nacional em um almoço. Na sexta, pela manhã, aconteceu o seminário de Cooperação de Bioindústria Brasil-Coreia; a tarde executivos coreanos discutiram possíveis modelos de expansão de investimentos para o Brasil.

Amanhã, domingo (29), está previsto um campeonato de taekwondo, no ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo.

 

Sair da versão mobile