Capivara Filó é liberada pelo Ibama após determinação da Justiça

Na decisão, o juiz plantonista Márcio André Lopes Cavalcante concluiu haver “concreto risco à saúde do animal” se o mesmo permanecesse no centro do Ibama

A capivara conhecida como Filó foi liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) neste domingo (30), após decisão judicial.

Manifestantes se reuniam desde esse sábado (29), em frente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do instituto, em Manaus, pedindo a liberação do animal.

A Justiça Federal concedeu na noite desse sábado, 29, tutela provisória de urgência determinando a guarda provisória da capivara Filó ao influenciador amazonense Agenor Tupinambá.

Na decisão, o juiz plantonista Márcio André Lopes Cavalcante concluiu haver “concreto risco à saúde do animal” se o mesmo permanecesse no centro do Ibama.

O CASO

Agenor Tupinambá viralizou nas redes sociais ao mostrar a rotina com a capivara Filó e outros animais silvestres com os quais convivia em Autazes, município do interior do Amazonas. Após a repercussão do influenciador, ele foi denunciado por suspeitas de abusos, maus-tratos e exploração animal, além de ser multado em R$ 17 mil.

Sair da versão mobile