Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer contra Covid-19
Imunizante chegou na noite desta terça-feira (1º/6), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
Mais 936 mil doses contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram ao Brasil na noite dessa terça-feira (1º/6). O desembarque ocorreu no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). As informações são da Agência Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, ao longo desta semana a previsão é que 2,3 milhões de doses do imunizante cheguem ao país, em um total de três voos. Até o final deste mês, a estimativa é que 12 milhões de vacinas cheguem no Brasil.
Em 28 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as vacinas da Pfizer/BioNTech fiquem mais tempo dentro das salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), após decisão sobre novas condições de conservação e armazenamento do imunizante no Brasil.
A decisão atendeu ao pedido da farmacêutica, que apresentou à Anvisa estudos que apontam que as doses podem ficar armazenadas em uma temperatura mais alta por um período maior.
O Ministério da Saúde informou que o imunizante da Pfizer é diferente de outros insumos adquiridos e distribuídos no SUS, e que os chamados “ultrafreezers” são os mais recomendados para o armazenamento da vacina. Nesses equipamentos, as doses ficam armazenadas entre -90ºC e -60ºC, o que permite que durem por seis meses.
De acordo com a pasta, as vacinas são guardadas no Centro de Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, nessas baixíssimas temperaturas assim que chegam ao Brasil e os estados recebem o imunizante entre -20°C e -15°C.