Brasil recebe mais 628 mil doses da Pfizer contra Covid-19
Este é o terceiro lote do contrato com a farmacêutica que prevê 100 milhões de doses. Ministério da Saúde já distribuiu 1,6 milhão ao país
Mais 628.290 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram ao Brasil na noite desta quarta-feira (12). A remessa veio da sede do laboratório na Bélgica e desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Este é o terceiro lote do contrato com a farmacêutica que prevê um total de 100 milhões de doses entregues até setembro deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, já foram distribuídos 1,6 milhão de imunizantes a todo o país.
A pasta informou que os imunizantes estão armazenados no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). A previsão é de que a distribuição ocorra nos próximos dias. “A equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalha para organizar a logística de distribuição o mais rápido possível. A estratégia de vacinação é revisada semanalmente em reuniões entre governo federal, estados e municípios, a cada lote de vacinas entregues pelos laboratórios”, afirmou a Saúde.
Em Guarulhos, as vacinas da Pfizer estão armazenadas a uma temperatura entre -90ºC e -60ºC. Ao serem enviadas aos estados, as doses estarão expostas a temperatura de -20ºC. O Ministério explica que nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2ºC a 8ºC, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias. Diante disso, a pasta orienta que a imunização seja concentrada nas 27 capitais brasileiras.
Nesta quinta-feira (13/5), a Saúde destacou que coordena a distribuição de mais 5,7 milhões de doses de vacinas AstraZeneca/Oxford e do Instituto Butantan para todo o país.