3ª edição da Olifeira reúne mais de 100 mil visitantes em Guaíba, RS – Mais Brasília
Do Mais Brasília

3ª edição da Olifeira reúne mais de 100 mil visitantes em Guaíba, RS

Mais de 100 mil visitantes passaram durante os quatro dias de feira, com atrações que incluíram desde ato ecumênico, esportes, diversos shows, passeios de balão e expositores de azeite de oliva de todo o Brasil

Foto: Divulgação

A 3ª edição da Olifeira de Guaíba chegou ao fim no domingo, 20 de outubro, consagrando-se como o maior evento de azeite de oliva do país. Mais de 100 mil visitantes passaram durante os quatro dias de feira, com atrações que incluíram desde ato ecumênico, esportes, diversos shows, passeios de balão e expositores de azeite de oliva de todo o Brasil.

O público, formado por turistas de todas as partes do estado do Rio Grande do Sul e moradores locais, desfrutaram de uma série de atrações que foram além do azeite de oliva, incluindo uma corrida celebrativa, campeonato de jetski, que trouxeram novas experiências e marcaram esta edição.

“O sucesso deste ano foi resultado de muito trabalho e dedicação. Conseguimos reunir mais de 80 expositores e oferecer uma programação diversificada que atraiu tanto quem trabalha no setor quanto o público em geral, interessado em conhecer mais sobre o azeite de oliva e seu papel na gastronomia e na saúde”, comentou Lauren Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados (Abrazeite), organizadora do evento.

O domingo começou ensolarado e com muita animação. Logo pela manhã, mais de 500 pessoas de todas as idades participaram de uma corrida celebrativa pela orla de Guaíba.

A energia contagiante do público marcou o início do último dia do evento, que contou com ainda a presença da orquestra jovem de Porto Alegre, ato ecumênico, premiação do concurso Big Chef, aula show no Espaço Sabor com o chef senegalês Mamadou Abdoul Vakhbe Sene, dentre várias outras atividades educativas, esportivas e culturais.

“A corrida foi um momento especial. Ver tanta gente reunida, vibrando e se exercitando, foi emocionante. Queremos que o evento seja cada vez mais inclusivo, unindo esporte e cultura em torno do azeite de oliva”, disse Lucca Rossi, diretor de eventos da Olifeira.

Além do sucesso das atrações esportivas, a Olifeira deste ano comprovou o porquê o Rio Grande do Sul é o principal polo de produção de azeite de oliva extravirgem no Brasil, mas trouxe expositores de Minas Gerais e São Paulo, que puderam mostrar a qualidade de seu produto também.

Com mais de 80 expositores, o evento ofereceu ao público a oportunidade de conhecer de perto os produtores locais, degustar azeites premiados e aprender sobre como diferenciar os tipos de azeite de oliva, como identificar falsificações e como escolher bem na hora da compra.

“O azeite de oliva produzido no Rio Grande do Sul tem ganhado destaque não só no mercado brasileiro, mas também no internacional, pela sua qualidade superior. É um orgulho para nós aproximarmos os consumidores dos produtores.
Ainda segundo Lauren o azeite de oliva extravirgem é o segundo produto mais falsificado no mundo, e é por este motivo importante a realização da feira.

“O verdadeiro azeite de oliva extravirgem possui aroma e sabor deliciosos e muito característicos. Na feira todos os produtores apresentam seus produtos e oferecem degustação deles ao público. É impossível após passar pela feira sair sem saber o mínimo para fazer uma compra consciente, para ter certeza de que o que está levando para casa é um azeite de oliva extravirgem de verdade, que faz bem de fato para a saúde.”, acrescentou Lauren Azevedo.

A Olifeira não apenas promove o consumo e a produção de azeite de oliva, mas também movimenta a economia local. De acordo com a Abrazeite, o evento gerou centenas de postos de trabalho temporários e impactou positivamente o comércio da região. “Foram quatro dias intensos, com uma movimentação que superou nossas expectativas. O volume de negócios fechados entre produtores e consumidores foi significativo, mostrando que o mercado de azeite de oliva no Brasil está em plena expansão”, afirmou Lucca Rossi.

Durante os quatro dias de evento, o público pôde participar de diversas atividades que incluíram painéis e palestras técnicas, aulas show de gastronomia, degustações e até um concurso culinário.
O Espaço SABER contou com especialistas que discutiram temas como a sustentabilidade na produção de azeite e os benefícios para a saúde do consumo de alimentos orgânicos. Já no Espaço SABOR, renomados chefs apresentaram receitas inovadoras, usando o azeite de oliva como ingrediente principal.

“As experiências ao ar livre, combinadas com as atrações voltadas para a gastronomia e o turismo, fizeram desta edição um evento memorável. O ponto alto do último dia foi o aguardado show da dupla Marcos e Belutti, que reuniu milhares de pessoas em uma noite marcada pela emoção e pela música sertaneja. O show encerrou a Olifeira 2024 com chave de ouro, celebrando não apenas o sucesso do evento, mas também a crescente importância do azeite de oliva para a economia e a cultura do Rio Grande do Sul.” Finaliza Lauren