Relembre as vezes que Brasil registrou neve no outono – Mais Brasília
FolhaPress

Relembre as vezes que Brasil registrou neve no outono

Previsão é de que o fenômeno seja observado novamente nos próximos dias

A primeira neve do ano caiu em ao menos duas cidades do estado de Santa Catarina na manhã desta terça (17/5), marcando a passagem de uma forte onda de frio sobre a região sul do país. Apesar de o fenômeno ser incomum -especialmente no outono- esse não é um episódio inédito no Brasil.

Em 17 de abril de 1999, a cidade de São Joaquim foi afetada pela neve em pleno início de outono. O município registra baixas temperaturas recorrentemente, pois está em uma altitude de 1.354 metros. Neste ano, inclusive, foi lá onde ocorreu a primeira chuva congelada de 2022, entre a noite de segunda (16) e a madrugada desta terça.

A neve voltou a ser vista no outono de 2007, em maio. Os dias 9, 23, 24 e 30 do mês registraram o fenômeno nas áreas serranas de Santa Catarina. O mesmo episódio ocorreu no dia 30 de abril de 2012, atingindo também as serras gaúchas.
Já em 2016, a neve caiu em abril, no dia 27. Além de São Joaquim (SC), onde a temperatura mínima chegou aos 1,1 °C, outros pontos da Serra Catarinense e Gaúcha também registraram os flocos de neve.

A previsão é a de que o fenômeno seja observado novamente nos próximos dias. Um dos fatores é a chegada do ciclone Yakecan no Oceano Atlântico, que estimula o aumento da umidade, conforme informou a Climatempo.
Com a região enfrenando temperaturas baixas, entre -1 °C e 5 °C., a forte presença de umidade impulsiona a formação de neve em vários municípios.

O ciclone já é observado sobre o mar, a cerca de 900 km do litoral do Rio Grande do Sul. Os ventos mais intensos devem chegar a 110 km/h e o deslocamento vai seguir em direção à costa.
O InMet já emitiu um alerta vermelho para os riscos que o fenômeno pode provocar em diferentes cidades. Segundo o instituto, as recomendações são as de permanecer em lugares abrigados e longe das janelas e evitar se locomover durante o mau tempo.